segunda-feira, 16 de julho de 2012

Máquina de calcular amor e a matemática da gravidez.

Hoje completamos 36 semanas!
Isso significa que pela conta criada pela medicina para termos noção da data de nascimento de um bebê, temos ainda 4 semas pela frente.
Há 5 dias fizemos um ultrassom e vimos que pelo cálculo feito pelo aparelho moderno do Centro Paulista de Medicina Fetal, Ian está pesando 2,550 Kg.
Há um mês e pouquinho, em outro ultrassom, ele estava com 1,260 Kg ou seja; em um mês ele dobrou de peso e ganhou mais 30 gramas! 30 gramas é um pouquinho mais da metade de queijo ralado de um saquinho de 50 gramas.
Quando preciso pensar em gramas, sempre penso nos saquinhos de queijo ralado que costumam ter 50 ou 100 gramas... Quando penso em 1 Kg, um saco de feijão preto me vem a mente. Melhor 1 Kg de feijão que de açúcar. Feijão pelo menos tem ferro e serve para alimentar. Açúcar serve para NADA!!!
A vida é um cálculo.
Tudo é matemática!
A existência é pura taboada mas uma gravidez é muito mais que álgebra e suas fórmulas pois AMOR, ESPERANÇA, EXPECTATIVA, MEDO,INSEGURANÇA entre milhares de outros sentimentos estão envolvidos nesta equação.
Começamos calculando o período menstrual, os dias férteis, o tempo de atraso das "regras" (Por  que será que nossas avós chamavam a menstruação de REGRAS ? Para quem tem a menstruação desregulada esse nome não é nada adequado...) e quando vamos ao ginecologista com um exame de Betha HCG onde calculam o volume deste hormônio contido em nosso sangue, o médico confirma a gravidez e já começa a calcular a previsão de data para o nascimento do bebê.
Subimos na balança  para o médico controlar nosso peso no pré natal e a partir de então começamos a calcular quantos kilos a mais nosso corpo vai recebendo a cada dia, cada semana, cada mês...
As regras de três passam a fazer parte da nossa vida: "Se engordei 2 Kg em um mês, em nove meses estarei 18 Kg MAIS GORDA!"
Nããããããão!
Mas uma gravidez não tem regra nenhuma. Muito menos de três.
"Regras" poderia ter ou ser a menstruação das nossas avós, não uma gestação.
Nada mais desregrado, dual, complexo, surpreendente bipolar e esquizofrênico no sentido menos clínico da palavra.
E como pode ser uma gravidez tão matemática e cheia de cálculos, portanto exata, e tão dual e bipolar ao mesmo tempo ?
Estamos falando da vida não é ? De fazer a vida, de gerar mais uma ...
Pronto!
Resposta dada.
A VIDA é assim. Sem regras.
A VIDA é muito parecida com uma gravidez.  Assim como a natureza, o clima  e as estações do ano.
Um dia chove e em outro faz sol.
Na vida a matemática está contida, mas não podemos fazer dela uma matemática ou corremos o risco de carregar conosco a decepção e a angústia já que para Ela não há regras. Já combinamos que "regras" era a menstruação de nossas avós. Não as nossas Vidas.
No verão o esperado é que faça calor mas pode vir uma frente fria não sei de onde trazendo um tremendo frio no meio das nossas férias de janeiro em Ubatuba e acabar com nosso castelo de areia!
O inesperado.
As surpresas.
Coisas da VIDA.
Nem sempre tão agradáveis.
De volta aos cálculos e eles não param !
Contamos o peso, as medidas da barriga,  os centímetros da subida do umbigo, os batimentos cardíacos do bebê, as semanas, a pressão, as plaquetas, as novas varizes( fazia tempo que não falava delas) o dinheiro para arrumar o quartinho, depois vem o cálculo das fraldas, das mamadas, de vacinas, de cólicas, de dentes, das noites sem dormir, dos banhos não tomados, os e-mails não respondidos, os compromissos adiados...
E o amor ?
É possível calcularmos o quanto amamos um filho ?
Já inventaram de tudo mas não há uma máquina de calcular o tamanho do nosso amor por alguém.
Depois dos 10 dias sem fazer coco, 10 dias de azia infernal, 10 dias de insônia entre  muitos outros 10 dias de chatices de gravidez, estou vivendo o melhor período dela.
Muita gente me dizia para eu me preparar para a reta final pois nela eu sofreria de mais.
Não é o que está acontecendo.
Gravidez não tem regras.
Cada uma tem a sua. É como uma cruz. Dizem que a mais pesada foi a de Jesus mas em vários meomentos da gravidez achei que a minha era a mais pesada da história da humanidade.
Uma visão egocentrada não deixando de lado minhas características de atriz.
A relação de um ator com seu umbigo é algo a ser estudado.
Saindo dos cálculos e das regras e entrando na culpas e compromissos.
Sentei em frente ao computador para escrever um Post que estou devendo a mim, a Camila Sartorelli minha grande parceira de "PARTO" e a todas as pessoas que estiveram presentes e colaboraram para o sucesso do " Chálmoço" de fraldas que fizemos para o Ian no dia 17 de Junho.
Amanhã completa 1 mês que esse grande encontro com mais de 200 pessoas aconteceu.
Olha só eu calculando o tempo...
E eu ainda não escrevi sobre ele.
Não foi por falta de tempo. Nem por falta de vontade.
Mas a primeira semana se passou e não escrevi, a segunda idem e resolvi que matematicamente seria interessante deixar para escrever passados 30 dias do EVENTO já que não havia escrito nada até então. Sim, foi um evento !
30 dias = 1 mês
Farei um post após um mês de digestão.
Digestão ou gestão. Ou gestação ?
Digestão mesmo.
Não que tenha comido muito na festa. Pelo contrário! Dono de festa sempre é o que menos aproveita os quitutes oferecidos.
Mas foram tantos amigos, tantos presentes, tantas emoções que precisamos (eu e Ian) de um tempo para digerir tudo que sentimos e ouvimos das pessoas que mais amamos e que estiveram ao nosso lado neste tal dia 17 de Junho de 2012.
"Ai meu Deus... Preciso escrever, preciso atualizar meu BLOG, anunciantes surgindo, gente me procurando e propondo mil parcerias e eu aqui armazenando fraldas, arrumando presentes e fazendo trocas na Alô Bebê. Nossa... A Alô Bebê faturou uma grana com a nossa festa para o Ian... Se eles me dessem 10% do total gasto por meus amigos eu poderia comprar aquele berço lindo desmontável de levar para viagens ...  Coisa incrível isso de dar presentes... Quando os três Reis Magos foram à manjedoura presentear Jesus, jamais imaginaram que a tradição de presentear um recém nascido ia beneficiar TANTO os cofres da Procter and Gamble e suas Pampers e da Alô Bebê...
Preciso escrever, preciso escrever, preciso escrever. Para de se pressionar Veridiana! Você está grávida! Permita-se uma vida menos regrada com menos agendas e culpas"
Olha... é mesmo né ? Por que tanta neurose ?
A gravidez é uma ótima desculpa para tantas coisas. Para faltar em estreia de peça chata então... !! Para de cobrar esse Post. Relaxa sua GRÁVIDA !!!
"Assim como  uma gravidez que é um acontecimento sem regras, meu BLOG está todo desregrado também. Não há ninguém que me cobre Posts semanais ou quinzenais, não tenho "patrão de Post" e posso escreve-los de acordo com meu desejo, minha inquietação ou minha capacidade criativa. Escreverei o Post sobre a festa no dia 17 de Julho então. Decidido!"
E depois que pensei isso, parei de  me culpar por não me sentar frente ao computador de forma regrada e matemática para deixar aqui meus registros de grávida.
Fui calculando a chegada da data e hoje pensei: " Falta só um dia para escrever o Post da festa. Hoje não tenho compromisso nenhum, mas amanhã tenho médico entre outros afazeres domésticos. Escrevo hoje e posto amanhã."
Vim ao computador para fazer o que planejei e mais uma vez a vida me ensinou que não adianta planejar e calcular. Muitas vezes o planejado e calculado não sai  como esperávamos e isso pode nos causar frustração. Não escrevi sobre a festa, escrevi sobre cálculos e "regras".
Frustração é a melhor amiga da depressão e por isso é melhor não dar corda a ela.
O melhor a fazer ?
Não calcular.
Não planejar.
" Mas assim a vida vira uma zona , uma baderna. É preciso cálculos, prazos, regras e organização sim !"
Quem disse isso ?
Quem determinou o que é certo ou errado ?
" Meu Deus que exaustão todos esses raciocínios... Acho que vou desligar o computador e assistir Sessão da Tarde. Vou fazer pipoca DOCE. Tenho esse direito. Não! melhor ! Vou tomar a sobremesa de sorvete com café que meu amor agora pouco me ofertou. Estou grávida e há nove meses não me vem as 'regras'. Não quero segui-las. Para chegar no dia 17, dia que me prometi escrever o Post sobre a festa, ainda faltam 7 horas. E o dia 17 tem 24 horas ! Portanto tenho 24 + 7 horas para cumprir com o que combinei comigo.
24+ 7= 31 horas !"
E os cálculos continuam...


Mas nunca teremos como calcular o tamanho do nosso amor por nossos maridos, filhos, pais, irmãos, avós, amigos...        tias...       primos...  
E você Ian ?
Qual será o tamanho ou o peso de seu amor por mim ?
"Vamos esquecer os cálculos da vida e a matemática da gravidez né meu amor? Vamos comer pipoca doce e deitar no sofá quentinho com o papai. Não nos disseram para parar de trabalhar, esquecer as agendas e cobranças, relaxar e pensar em nada? Está muito frio e daqui 3 horas e meia começa "Avenida Brasil".
Quantos capítulos será que faltam para João Emanoel Carneiro acabar com a novela e com a festa da Carminha?"
E assim la nave va, a lusitana gira, as calculadoras trabalham e os cálculos continuam...