segunda-feira, 7 de maio de 2012

Filosofias escatólogicas do universo GRAVIDEZ durante uma entrevista na Band News FM

Sexta feira fui ao complexo BAND no bairro do Morumbi dar uma entrevista em um programa chamado Alta Frequência que vai ao ar diariamente das 17:00 ás 19:00 e é muito ouvido por muitos motoristas ávidos por distração no horário de trânsito infernal na cidade. Apresentado pela jornalista Neli Pereira, teve nesta sexta a companhia da Tatiana Vascocellos, que também apresenta um programa na rádio, e a minha participação. Estamos chegando bem próximo ao dia das mães e ter no estúdio uma  atriz grávida, que tem peça de gravidez, livro de gravidez e blog de gravidez para falar sobre as aventuras que antecedem a MATERNIDADE, parecia ser algo interessante como pauta.
No último post eu conto sobre o dia que recebi o telefonema com o convite para "me divertir" durante 2 horas na companhia super agradável da Neli e da Tatiana na Band News FM em um dia LOUCO onde tudo aconteceu junto a entrevista com a Helena Galante da Veja. Dias depois do telefonema do Jô...
Meus "por quês" sobre esse assunto de vez em quando ainda reaparecem e me perseguem...

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   
Um parenteses:
Para quem tem curiosidade a respeito da minha vida e dos meus desabafos em momentos "meu querido diário" de blogueira, uma importante informação: meus dias tem sido mais tranquilos no sentido ATIVIDADE e COMPROMISSOS. Minha rotina tem sido de grávida. Meus programas são fazer exame de curva glicêmica e tomar vacina ati tetânica.  O problema é que tem sido também muito tranquilo no quesito ATIVIDADE INTESTINAL.
Logo logo entraremos no assunto... se preparem, este será um post bastante constipado e escatológico.
Para quem não está a fim de ler sobre prisão de ventre, por favor: mude de canal.
Começa o programa! Neli começa me perguntando a que devo o fato de ter muitas habilidades e já ter feito muitas coisas aos 37 anos de idade.
Respondi que por ser sagitariana e por ter muita energia, mas depois fiquei pensando que não é isso. O fato de eu ter uma mãe maravilhosa que me estimulou, incentivou  a ir atrás dos meus desejos e curiosidaes e me permitiu experimentar tudo que eu tive vontade,  fez toda a diferença e me possibilitou ser quem eu sou.
Todas as pessoas legais do mundo mereceriam uma mãe maravilhosa como a minha.
Criação, educação emocional, embasamento intelectual, ou seja; FAMILIA ESTRUTURADA é TUDO nesta vida.
A entrevista continua e começam as perguntas relacionadas ao espetáculo, personagens e a minha realidade de grávida. Falamos sobre DESEJO e então contei que o nome científico para o desejo na gravidez por substâncias não comestíveis como naftalina, cinza de cigarro, tijolo, sabonete entre outros absurdos é PICA ou PICAMALÁCIA.
Depois disso choveu mensagens pelo twitter da rádio e comentários através do site da BAND.  Os coitados dos ouvintes,  presos no trânsito,  relembravam  os desejos das esposas, parente e amigas e digitavam as "guloseimas favoritas" das ex pançudas em seus celulares.
Coco seco de passarinho, etanol e sabão em pó são alguns exemplos de picamalácia das conhecidas dos ouvintes. Rolou salsicha com leite condensado para os exemplos de desejo com sabor um tanto questionável.
Enquanto entravam os anúncios no ar, informações de política, economia, as notícia das fotos da Carolina Dieckmann pelada que vazaram na internet e dicas do Bassi de como temperar carne de leitão, eu pensava nas exeperiências que eu ando vivendo como um "ser grávido"e nas minhas próprias histórias.
" Interessante... Nos milhares de e-mails que recebi com histórias de grávidez para criar o texto do meu espetáculo, não tinha história de perda de memória e de prisão de ventre! Curioso... prisão de ventre tem me proporcionado reflexões de uma escatologia criativa inacreditável! Para vômito e peido algum botar defeito. Por que será que não me mandaram história de constipação heim? Tantas histórias de gases, de coco que sai no meio de um pum, e nada de coco preso-incalacrado, duro, seco como o meu... Nossa... o tla do Guido Mantega tá um sucesso hoje, bombando nas rádios, Já ouvi falarem dele em outra rádio vindo para cá, que beleza esse ministro... mas que frio faz neste estúdio! Ian tá mexendo a beça, não sei se porque está sentindo meu corpo "temblar" ou se está percebendo o quanto estou curtindo estar aqui... Nossa Senhora como a Neli tem que manjar dessa mesa! Olha a quantidade de botão que ela tem que apertare ter controle... Será que vou fazer coco hoje ?  Será que as cápsulas de óleo de linhaça vão funcionar. Já faz 4 dias que tô tomando a parada... que legal é trabalhar em rádio !"
Pronto! Chegamos no assunto ATIVIDADE INTESTINAL que eu falei que logo entrariamos!
O que fazer quando o intestino DE GRÁVIDA fica preso e durante 10 dias, o vaso sanitário não vê sinal algum de suas refeições digeridas e todas as fórmulas, truques, dicas, receitas caseiras, DO IN,  laxantes naturais,químicos, chás variados e todas as possibilidades do universo sideral já foram testadas ou colocadas em prática?
Me digam? O que fazer ? A balança vai apresentando um crescimento expressivo em seus dígitos, nada sai, café da manhã, almoço , jantar e lanchinhos entram diáriamente e fica a pergunta no ar: Para onde está indo todo esse coco pelo amor de Deus ?
Nestes 10 dias de "inferno intestinal"  tive conhecimento de uma novidade do Universo Pança; o famoso refluxo. O espaço provávelmente todo ocupado por aquilo que já deveria ter saído, mas não saiu, impede a ocupação daquilo que está entrando. Aí vira uma guerra de faringe, estômago, traquéia e tripas. Tudo vai sendo empurrado e naturalmente expulso para fora do corpinho redondo da gestante.
Tem cabimento engasgar  com refluxo? Falando português claro; engasgar com vômito ?
Pois é, isso andou acontecendo comigo repetidas vezes durante a noite. Minha novela "Avenida Brasil" tem sido interrompida com crises de refluxo seguido de azia infernal. isso quando não acordo de madrugada sufocada com o peto de frango grelhado do jantar.
Aliás, João Emanoel Carneiro andou cometendo erros de roteiro o que me fez ficar um pouco de mal dele nesta semana que passou. Mas isso eu deixo para depois pois antes de estar de mal do João eu estiva de mal do meu estômago e intestino..
Minha mãe que participa intensamente da minha vida de grávida que não faz coco já havia me comprado uma coleção maravilhosa  de Activia. Vários novos saberes em uma bandejinha promocional de 6 copinhos por R$ 4,99. Comprou de cara 3 bandejas. Ou seja; 18 iogurtes para eu me divertir nos cafés da manhã.
Ela passou então a me mandar torpedos diários do tipo : " Veripeta ( um aplido de mãe), e o coco? Fez ?"
A resposta era:  "Não mã... "-durante os tais 10 dias. Depois ela veio com um frasco de cápsulas de óleo de linhaça indicado por uma ex grávida recentemente parida e os topedos passaram a ser : " Bom dia Veripeta, a linhaça funcionou?". E resposta continuou a mesma: " Não mã...".
Nesta fase eu já tinha experimentado de tudo, até 2 Lacto Purga de uma só vez eu já tinha jogado para dentro e nada.
Mamão, ameixa preta, aveia, germe de trigo, farelo de trigo, linhaça triturada, óleo de linhaça, All Bran, Fibrax, Activia, Tamarine, Lacto Purga,  supositório de glicerina, chá de sene, chá de cáscara sagrada... Sagrado seja seu efeito...Meu sagrado Jesus Cristo filho de Deus que está no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino,  seja feita a vossa vontade e que hoje seja ela:  Veridiana Toledo evacuar.
Eis que ontem estou na academia fazendo esteira quando recebo o sinal sagrado de movimentos intestinais.
Bendito coco seja louvado: Amém 1
Quase dei tchau para o coco assim como fazem as crianças quando começam a desfraldar.
Uma alegria contagiante.
Saí do banheiro como se tivesse ganhado o prêmio Shell de melhor atriz.
E com um desejo enorme de dividir aquela alegria toda com alguém.
" Mã, fiz coco!"
E a Claro faturando com a minha prisão de ventre. A VIVO também através de minha mãe !
Continuo com 2 perguntas me atormentando: onde é que foi parar tudo o que comi nestes 10 dias já que o resultado dos movimentos intestinais sagrados não foram de acordo com minhas 6 refeições fracionadas e o pão nosso de 7 grãos de cada dia da Nutrella... Afinal de contas; SÃO 60 REFEIÇÔES !!!!
Tudo o que ingeri nestes 10 dias passou pela minha cabeça durante as 2 horas de Alta Frequência nos estúdios lindos e novos da BAND imaginando em qua parte do meu corpo se instalou cada fatia de peito de peré. E repensei tudo que foi citado nos diversos temas que o assunto GRAVIDEZ nos proporciona.
Escolha de nome dos filhos ( Post que estou devendo)
Desejo descontrolado por sexo na gravidez
Aversão a sexo na gravidez
Memória falha de uma grávida
Mal humor de grávida.
Incontinência urinária. Ah ! Tem essa novidade também agora. Toda vez que espirro,  posso ter acabado de ir ao banheiro, faço xixi na calça. Olha só que legal ?!!!
E não param por aí as aventuras de uma BARRIGUDA, o assunto não tem fim e é por isso que " Meu trabalho é um Parto" !!!
Não tenho o menor problema em assumir que em vários momentos acho a gravidez um SACO e me espanto quando vejo um certo grau de repressão e crítica nos olhos de pessoas que me ouvem dizer isso.
Ontem eu ouvi a seguinte pergunta com pitada de crítica: " Nossa Veri, mas você não acha nada legal na gravidez?"
Resposta:  "Sim, acho super legal sentir o Ian se mexer, fazer ultrassom e ver que está tudo bem e passar um dia inteiro sem azia"
Engravidar, gerar e parir um filho é maravilhoso , SIM, mas combinemos amigos: Não é maravilhoso ficar 10 dias literalmente ENFEZADA.
É lógico que depois que eu tiver meu Ianzito nos braços vou pensar que valeu a pena cada uma das 270 injeção de anticoagulante tomadas todas as noites durante os nove mese de gestação, que valeu cada azia, cada refluxo, cada coco não feito, cada Kg engordado, cada varize conquistada (olha só! tinha até me esquecido do assunto obsessão), cada estria arrebetanda, cada enjoo sentido... ... ...
Tenho que dar graças a Deus que engordei "só" 8 Kg em 6 meses de gravidez. E a Carolina Dickmann que engordou 30 ?
E assim termina a minha saga da prisão de ventre.
Ninguém percebeu que só citei uma das duas perguntas que continua me atormentando né ?
Queria deixar a segunda para a minha despedida !


                                                                                                                                                            
                                                    
De tudo que testei, o que de fato funcionou para eu saber o que tomar caso eu fique de novo ENFEZADA ?