domingo, 20 de maio de 2012

Música dentro da máquina de fazer pão e bailinho na cozinha ao som de "Depois"

Nunca fui muito ligada em BLOGS e quando coloquei no projeto do espetáculo para a secretaria da Cultura e para patrocinador a criação de um pensei: "Quem vai ler o meu ?"
Se dependesse de mim e da minha assiduidade a "moda" já teria acabado.
Prova disso é o fato de eu não ter entrado em nenhum sobre "Mães Blogueiras" na mesma matéria  da VEJA São Paulo  em que "Meu Trabalho é um Parto" saiu no fim de semana do dia das mães.
Falando bem a verdade eu já estou exausta dos assuntos que envolvem gravidez, parto, maternidade, educação, comportamento e tudo relacionado ao universo "colocar um filho no mundo"... Estou exausta antes mesmo de colocar o meu nesta VIDA DE MEU DEUS.
Mas não tenho como negar que gostei de ter acordado no dia 13 de Maio com presentes colocados em lugares estratégicos pela casa e carta de amor escrita pelo meu marido e assinada também pelo Ian, que já declara seu amor por mim através do pai antes mesmo de eu colocá-lo nesta VIDA DE MEU DEUS...
Será que ele vai me amar mesmo ? Ou Galdino já decidiu isso por ele assim como já decidimos que ele vai se chamar Ian antes de olharmos em sua carinha e confirmarmos se ele tem mesmo cara de Ian ?
Outra verdade é que escolhemos e definimos um monte de coisas pelos outros. Pelos filhos então !!!
"Nome, a escolha de um nome, seu título. Um som que você vai ouvir inúmeras vezes por dia, todos os dias , para sempre... Nós é que deveríamos escolher os nossos nomes não é não? A verdade é que queremos escolher tudo. Sexo, signos, cores, cabelos... A Maria Lua foi escolhida no primeiros mês de namoro  e no fim das contas , quem está aqui é o Ian ."
Isso é um trecho de texto da peça e faz dias que estou para escrever sobre o assunto. Sobre a Maria Lua !
Mas de novo vou deixar o assunto para depois do dia das mães. Não o do ano que vem !!! Para depois de eu contar que acordei um pouco mais tarde que o normal e pela primeira vez em 8 anos e meio de casamento meu amor pode fazer uma surpresa para mim. Sempre acordo muito cedo e saio da cama antes dele o que nunca me possibilitou ganhar um café da manhã de novela e nem presentes "escondidos" pela casa.
Ganhei música e elas estavam escondidas dentro da máquina de fazer pão onde havia deixado um sendo preparado durante a madrugada. Felipe Catto e Marisa Monte. Dançamos "lentinha"  na cozinha ao som da música tema de Rita e Batata ou Nina e Jorginho, como os bailinhos da adolencência em que eu nunca era chamada para  a pista por nenhum garoto por ter sido gorda e feia.
Hoje aos 37 anos sou casada e danço "lentinha" com meu marido que me ama na cozinha de casa no dia das mães, já não sou mais feia e gorda  mas me encontro REDONDA. Estou grávida de 6 meses e 1 semana.
Chorei dançando.
Chorei ao ler a carta.
Choro agora ao escrever e recordar.
Grávidas choram.
Me imaginar no dia das mães daqui uns anos, com meus filhos me dizendo coisas boas e Galdino declarando seu amor por mim me faz feliz.
E que DEUS permita que sejam Ian e Maria Lua.
Pronto. Chegamos nela.
Sempre fui noveleira. Ana Raio e Zé trovão não escaparam da minha rotina por oito meses na tal adolescência de menina gorda e feia que já citei. Fora o fato de que eu havia acabado de perder a minha virgindade com um peão boiadeiro do interior e estava "envolvida" com o assunto. Assistir a novela era estar em contato com a realidade daquele que havia me proporcionado descobrir o que eu não queria para a minha vida sexual que alí teve início.
Na novela hora ou outra apareciam pessoas que eu conhecia das festas de Rio Preto e Mirassol. Paulo Emílio que criava gado e alugava seus bois para as gravações da Manchete, Rui Asa Branca que era locutor de rodeio e mais tarde veio a fazer parte do meu querido diário... Assistia a novela e me sentia "conhecedora da causa" e íntima do assunto.
Coisa de adolescente.
Imagina, que ingenuidade a minha... Eu só tinha um cinto de fivelão, uma bota, a presença em algumas festas e uma noite péssima com um idiota que me tratou mal ao tirar minha virgindade e fingiu não me conhecer no dia seguinte. Ainda bem que não fiquei traumatizada pois nunca romantizei "a primeira noite", ou melhor; a primeira trepada!
Mas assistia a novela como seu eu montasse em bois e criasse cavalos e adorava ouvir Almir Sater cantando a música da Maria Lua. Uma personagem da novela assim como a Flor Violeta, outro nome de personagem da trama que me agradava.
Naquela época resolvi que se eu tivesse uma filha ela se chamaria Maria Lua.
Há oito anos e meio no Morro de São Paulo, Bahia, quando me juntei ao Galdino e demos início ao desenvolvimento da nossa relação de amor, ouvindo meus CDs do Palavra Cantada ele me perguntou sobre meu gosto por música infantil e se eu queria ter filhos.
Disse que não pensava no assunto mas que se eu tivesse uma filha ela se chamaria Maria Lua.
Ali ficou definido que teríamos uma filha com esse nome.
Coisa de sonhadores.
Imagina, que ingenuidade a nossa...
Passamos os anos todos de casamento falando nela, decidindo como a educaríamos sonhando com os cabelos, os laços de fita, os vestidos e as receitas que eu ensinaria para ela na cozinha.
Demos o nome de Maria Lua para nossa empresa, abrimos conta no banco para a Maria Lua Produções Artísticas, e Maria Lua virou senha de internet entre outras senhas e sonhos.
Maria Lua ganhou da minha sobrinha Ana Helena um enxoval lindo e completo de vestidos e sapatinhos de princesa, Maria Lua é citada no espetáculo e virou uma entidade que nos acompanhou em viagens, passeios, planos e projetos.
É óbvio que Deus, depois de "tentar" me ensinar coisas importantes para um vida emocionalmente mais estruturada e com uma fibra espiritual mas resistente me proporcionando a experiência de perdas de bebês, mais uma vez ia me mostrar o quanto não temos o poder de escolha em alguns setores nos mandando o Ian em vez da Maria Lua.
Ele já tinha me deixado claro que pelo menos nesta minha passagem não adiantava eu programar, planejar, organizar datas em função dos meus desejos. Os fatos se dariam de acordo com o que Ele decidisse para mim, e assim foi.
Eu perdi bebês, não fiz a estreia de "Meu trabalho é um Parto" grávida como eu queria e provávelmente a Maria Lua não viria, e assim foi.
Ele me mandou Ian !!! Abençoado filho que nós tanto queríamos e lutamos para que ele viesse, para que ele VINGASSE.
Descobrimos depois de seu nome já escolhido que o significado de Ian é : "Deus é gracioso".
Escolhemos uma Graça Divina e estamos felizes. A cada ultrassom que comprova sua boa formação  e batimentos cardíacos ritmados, a cada chute que levo no meio da noite e acordo assustada ficamos felizes e agradecidos.
Já não consigo mais pensar na minha vida sem Ian antes mesmo dele chegar e se num passe de mágica ele se transformasse em Maria Lua, eu não ia gostar. Agora eu quero ele, mas depois quero a Maria Lua sim !
Essa noite passei MUITO MAL. Muito! Como não me lembro de ter passado alguma vez na vida.
Liguei para meu médico e ele disse que devo estar com rotavírus e que era para eu me acalmar e aprender a distinguir o que sou eu, o que é a gravidez  e o que é o bebê.
Mas além de um mal estar profundo, vômito, desinteria e vontade de sair voando de angústia eu pensava preocupada:  "Será que está tudo bem com ele? Ele não está mexendo..."
Aprender a distinguir o que sou eu e o que é ele será uma tarefa árdua e missionária já que tenho o péssimo hábito de impor meus desejos sobre os desejos alheios. Faço muito isso com meu marido !
Mas tenho que me lembrar que antes dos meus desejos, do meu marido, filho e próximos,  existem os desejos do UNIVERSO, que prefiro nomeá-lo como Deus.
Gosto da palavra Deus, gosto de acreditar que ele existe e se preocupa comigo.
A lição já foi dada e eu não devo esquece-la; não sou eu quem escolho!
Como sou uma enroladora autêntica e convicta, sempre me preocupo em explicar o porque de cada "enrolapost" e agora é hora de fazê-lo já que as laudas se estendem e hoje em dia ninguém quer ler longos textos.
Imagino que todas as mães blogueiras do Brasil devam ter postado homenagens e reflexões sobre nossa condição no dia das mães e eu não! Fiquei pensando: "Que mãe relapsa eu sou ! Preciso amamentar um dos "Filhos do Parto" neste dia de música e 'bailinho' na cozinha!"
Mas não ...  Preferi bailar ao som de "Depois" de Marisa Monte, Carlinhos e Arnaldo Antunes e comer a torta de limão divina que a cozinheira da minha irmã fez para nosso almoço em família. E preferi dormir no super sofá de casal laranja da minha sala ao som bem baixinho do jogo de futebol que meu amor assistiu.
Um dia típico de grávida. Mimos, comida, soninho e nenhuma obrigação. Deixa para depois um post em homenagem a esse dia que colabora expressivamente com os cofres de todas as lojas do país e com as contas do governo, já que vivemos num Brasil de impostos... ai ai ai...
Uma semana depois do DIA DAS MÃES, escrevo sobre o que estava devendo há tempos, as escolhas, aos nomes e a Maria Lua. E presto aqui minha homenagem a mim, ao meu filho tão esperado que devia estar acuadinho e assutado com meus barulhos produzidos a cada passagem pela latrina para vomitar, e ao meu marido que ontem a noite antes de deitarmos me disse a seguinte frase: " Obrigada por estar suportando passar por tudo isso para gerar o nosso filho."
De nada meu amor ! De nada... Afinal isso é muito pouco diante de uma vida de dedicação absoluta e preocupações sem fim que teremos de agosto em diante após o nascimento do nosso Ian.
De nada... Afinal não dizem que ser mãe é padecer no paraíso?
Comigo não seria diferente.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                       

6 comentários:

  1. Ôôôô Luiz !!!!!
    Do jeito que estou HÍPER sensível, vc me proporciona um oceano de lágrimas para eu me afogar me elogiando dessa forma após mais de 24 horas sem dormir.
    Obrigada meu queridão !!!!!!

    ResponderExcluir
  2. COMO não ser fã??? TE ADORO TE ADOTO TE ADORO, te admiro!!!!!!! Como o Ian é sortudo de ter pais tão especiais!!!!
    Chorei lendo isso tbm... de novo... rsrsrs nem tenho mais o que falar!!!
    BOA SEMANA pra gente!!
    Beijãooo
    CAMI (Não BARBARA)

    ResponderExcluir
  3. Cami ! Vc que é Bárbara !
    Vc que será uma das grandes responsáveis pela excursão do Parto pelo nosso pais de Impostos ai ai ai... e vai se orgulhar cada vez mais de você MESMA e da sua capacidade como produtora e amiga.
    Galdino tb ficou muito emocionado com o posto e orgulhoso do meu escrever. Quer publicar meus devaneios.
    " Tá bom meu amor, pode publicar apresar deles já estarem bem publicados para quem no mundo quiser ler. Está na rede, está na internet. As pessoas que tem que ler ! "
    Hoje estou um pouquinho melhor, com um sono fora do normal mas não consigo dormir. O cachorro do vizinho não me deixa...
    Boa semana para nós todos: Amém !!!
    beijossssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Querida Veridiana, não fiquei surpresa com a força e delicadeza que encontro em seu blog! Ele é a expressão da menina gordinha que buscava seus próprios desejos, que foi para Londres, Cuba e o escambal, e hoje é essa mulher que sabe tanto de si, que se respeita, que será uma mãe suficientemente boa, para esse menininho lindo que está se movimentando em vc!
    É verdade, quantas responsabilidades assumem a mãe e o pai ao escolherem ter um filho! Escolher o nome, a cor do quarto, a escolinha é desejar tudo antecipado para esse Ianzinho, que , certamente terá um espaço gigante para, na hora certa, desejar por si...
    Achei sensacional vc dizer que não aguenta mais essa história toda de, gravidez e mães! Chega uma hora que cansa, pois parece que aumenta a espera. Muitas mães escondem isto de si mesmas, e escondem também tantas outras coisas que, no momento de serem felizes com a presença do bebê, surge aquela baita depressão pós parto!
    Volto sempre que tiver um tempinho! Meu tempo de grávida já foi e não foi fácil, mas hoje meus pequenos estão aqui curtindo a vida! Apreciando peças teatrais bacanas e complexas, como aquela que fomos ver lá no Teatro Da Pça Roosevelt!
    Um beijo gigantesco, em vc e no Seu Galdino que está mandando muito bem!

    ResponderExcluir
  5. Que delícia de comentário Cláudia !!!
    Melhor ainda por vir de vc que é mãe, artista e que admiro muito.
    Não aguento mais várias histórias deste universo e as reações alheias dos comentários que tenho coragem de fazer. Ser verdadeira de mais tem seu preço. Hoje mesmo no vestiário da ECOFIT senti olhares de reprovação a um comentário meu que fiz esforço para não ser grossa.
    Agora por exemplo. Acabo de espirar e fazer xixi na roupa, cadeira forrada de tecido... Um saco! Isso já vinha acontecendo mas tinha passado.
    Mas é isso aí. Ossos do ofício gravidez.
    Uma pena não nos vermos mais diáriamente como no tempo que vc ainda frequentava a ECOFIT.
    Hoje descobri que muitos alunos e quase todos os professores de lá passaram mal como eu esse fim de semana. É bem provável que a água do bebedouro da academia estovesse contaminada com o tal rotavírus!
    Volte sempre que quiser.
    O BLOG é nosso.
    beijossssssssssssssssss com amor
    Veri

    ResponderExcluir